Blog

Internet de fibra ótica cai no gosto dos consumidores

18.Mar.2019

Cabo telefônico (com fios de cobre) vs cabo de fibra ótica: velocidade na fibra pode ser até 15 vezes maior

O ano de 2018 fechou com 31,05 milhões de contratos ativos de banda larga fixa no Brasil, com crescimento de 2,14 milhões de assinaturas (7,41%). Uma das tecnologias que mais contribuiu para o crescimento foi a fibra ótica, que fechou o ano com 5,6 milhões de contratos ativos e 2,5 milhões de novas assinaturas, com crescimento de 79,3%. A tecnologia xDSL, de fios de cobre, ainda é o que detém o maior número de contratos (12,2 milhões), mas teve uma queda de 6,6% de 2017 para 2018.

A internet de fibra ótica tem a seu favor a velocidade – que pode chegar a até 300 Mbps (Megabits por segundo) de acordo com planos ofertados em Mineiros, velocidade em torno de 15 vezes maior que a da tecnologia xDSL. Outra vantagem está na assimetria da conexão oferecida por algumas operadoras, ou seja, a velocidade de upload da internet de fibra é a mesma do download. Na xADSL, a velocidade de upload é de 1 Mbps. A desvantagem da internet de fibra ótica é que a oferta do serviço ainda é limitada a algumas localidades.

A capacidade de transmissão de dados da fibra ótica é tanta que todo o tráfego de internet do Brasil caberia em uma só fibra, afirmou o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Ewaldo Mehl. “A fibra não utiliza só o sinal elétrico, usa pulsos de luz”, explica. De acordo com ele, os pulsos de luz são mais rápidos que os sinais elétricos. Além disso, as perdas na fibra são bem menores que no cabo telefônico, e os dados podem alcançar uma distância de até 100 km. No cabo metálico, o sinal chega a até 2 km de distância, apenas.

Para Mehl, a adoção da internet de fibra ótica aumenta devido à demanda crescente dos serviços por velocidade. “Antes, a internet servia para acessar sites e mandar e-mails. Depois as pessoas começaram a mandar fotos”, lembra o professor. Hoje, os serviços mais utilizados pelas pessoas envolvem vídeos, e em alta resolução. Exemplos são os serviços de streaming, como o Netflix. “A expansão da internet de fibra é muito grande por causa dos serviços que estão migrando para o vídeo com resolução cada vez maior.”

.